Contos populares e História oral

 
VIDEO DO YOU TUBE.


História oral e memoria
 

A História Oral é o trabalho de pesquisa que faz uso de fontes orais, coletadas por meio de entrevistas gravadas, em diferentes modalidades. Ela passa a ser utilizada a partir dos anos 50 com a invenção e difusão do gravador a fita na Europa, América do Norte e América Central por historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros profissionais que adquirem relatos orais como fontes para a compreensão do passado, ao lado de outros documentos, como fotografias e documentos escritos.O uso da história oral pode ser compreendido como uma metodologia, uma técnica, e uma disciplina.

 Exemplos:

Contos populares contados e passado desde então de pai para filho


O pai do mangue
   Sobre o conto que o Pai do Mangue tem a fisionomia de um velho que usa um chapelão, que não deixa ninguém consegue ver seu rosto, ao mesmo tempo ele fuma um cigarro que nunca se apaga e vesti as roupas semelhante de um pescador. Para o Pai do Mangue não ficar zangado é necessário levar para o mangue e oferecer a ele um pouco de fumo de rolo, deste modo ele ficará satisfeito caso contrário o Pai do Mangue através de luzes e assobios, pode confundir o pescador fazendo ele se perder dentro do mangue. As pessoas que acreditam e respeitam o pai do mangue podem ser agraciados por ele com pesca farta.

O Papa Figo


      O papo figo foi uma historia oral muito popular na infância contada pelo mais velho, em que um homem sofre de uma terrível doença, cuja cura é o fígado de crianças, se não come o portador ficar orelha grande.  Dizem que ele chega à casa da vitima e pergunta aos parentes se vai para algum lugar, então se deixa as crianças a sós ele tira fígado e deixa o dinheiro do caixão. Por isso dá presentes às crianças para atraí-las. Lembra o mito Europeu do Velho do Saco. Essa versão do Papa Figo foi primeiro relatado no Nordeste, na cidade de Recife, Pernambuco.

O Lobisomem

   Este e outro conto bastante falado e contado em vários lugares do mundo e no Brasil. Diz que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos àqueles que encontram pela frente. Segundo os relatos que ouvi sobre ele e que come ossos de noite e passa por setes cidades indo ao matadouro lamber o sangue dizem o lobisomem antigamente surgia da seguinte forma era se um casal tivesse sete filhos homens ou mulheres o primogênito teria que ser padrinho do mais novo (a) pra não vira o bicho, somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


 A Mãe-D'água

 Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d’água: a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas. E outra versão desse conto e que nos açudes de água doce existe uma mão e essa seria a mãe-d’água que se pega a pessoa leva para o fundo até mata a mesma, assim e ditos por varias pessoas com algumas modificações na descrição do assunto.
Escrito por J. ALVES..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Radcliffe-Brown

gilberto velho